terça-feira, 23 de dezembro de 2008

É QUASE NATAL

(desliguem o som do blogue no rádio da direita)


quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

UM PROBLEMA DE DISTÂNCIAS

O Tiago, o Afonso e o Henrique são amigos e alunos da mesma turma.
Os três amigos vivem em sítios diferentes e cada um deles acha que a sua casa é a que se encontra mais distante da escola.
O Tiago diz que a sua casa fica a 324500mm, o Henrique diz que a sua fica a 738,5m e o Afonso afirma que vive a 6736,8dm da escola.
Quem é que terá razão?

Depois de reflectir um pouco o Diogo resolveu este problema da seguinte forma:

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

UMA VISITA A ALGUNS LOCAIS HISTÓRICOS DA NOSSA VILA

Ontem fomos revisitar o Museu Memórias em Pernes.
Como tivemos de esperar pela nossa vez para entrarmos decidimos ir observar outros locais históricos da nossa vila.
Fomos até ao rio Alviela e vimos um busto e a casa de um senhor a quem chamavam "Diabo" e logo ao lado estava a ponte Romana. Seguimos para o moinho velho onde pudemos ler um poema de Camões
escrito em azulejos bem como a janela Manuelina, muito bem conservada, e o jardim do moinho. Também visitámos o Mouchão, que está um pouco abandonado, onde observámos as quedas de água e verificámos que o rio tinha o leito castanho e junto às quedas de água havia alguma espuma provocada pela poluição.
Quando regressávamos ao Museu vimos três mós na beira do caminho. Também vimos uma casa que na parede tinha um poema escrito num painel de azulejo e logo ao lado pudemos ver uma roda de carroça muito antiga.
Finalmente chegámos ao Museu e iniciámos a nossa visita. O Museu tem expostas coisas muito antigas que nos permitem conhecer como era a vida noutros tempos, no tempo dos nossos avós e bisavós. Pudemos observar ferramentas e utensílios de lavoura, dos moinhos, das fábricas de torneados; ver como eram os objectos e mobiliário da cozinha rural, dos quartos, das salas de jantar e de estar, da escola, do consultório do médico e até do café do David. Também vimos quadros, azulejos, moedas, notas, vestuário, televisões, máquinas fotográficas e diversos computadores e telemóveis, entre muitas outras coisas.
No final da visita regressámos à escola e fizemos desenhos a recontar esta nossa visita de estudo.