quinta-feira, 13 de março de 2008

Gente ilustre da nossa Terra

Comendador José Gonçalves Pereira (1878 - 1957)

Na escola nós aprendemos
Que é importante conhecer
Os nossos antepassados
Quem nos ajudou a “crescer”.

Então fomos pesquisar
Alguém que fosse famoso
E foi fácil descobrir
Um homem muito bondoso.

José Gonçalves Pereira
Ilustre Comendador
Deixou um grande legado
Foi um grande benfeitor.

Filho da D. Ermelinda
E do Sr. José Pereira
Nasceu em terras de Pernes
Numa família moleira.

Cresceu e foi pra Lisboa
José Gonçalves Pereira
Empregou-se no Grandela
E depois na Casa Sequeira.

O comendador casou
Com a senhora D. Maria
E fundou lá por Lisboa
Uma grande camisaria.

Trabalhou com muito afinco
Fez fortuna, pois então.
Não era nada egoísta
Tinha um grande coração.

Resolveu ainda em vida
Parte da fortuna doar
Àqueles que menos tinham
E a quem podia ajudar.

Apadrinhou a Misericórdia
De Pernes em Santarém
José Gonçalves Pereira
Ajudou como ninguém.

A população de Pernes
Mostrou a sua gratidão
Erguendo-lhe um busto no largo
E dando o seu nome à Fundação.

Em Pernes também existe
Com o seu nome uma rua
Que lembra este grande senhor
E a sua memória perpetua.

Autoria: Estrelas da Chã
Pesquisa efectuada no livro de Mário Rui Silvestre
«Pernes - Terra antiga do bairro ribatejano Vol. III»

3 comentários:

Anónimo disse...

O vosso blogue está muito bonito e os vossos trabalhos são muito interessantes. Continuem a publicar que eu hei-de vir sempre ler.
Beijos

Anónimo disse...

Olá a todos! Chamo-me João Pedro Lemos e sou afilhado da vossa professora Diolinda. Ela falou-me que os "meninos" dela tinham uma página na internet, e eu não resisti a vir espreitar. Gostei muito do vosso blogue, é uma maneira engraçada de mostrarem a todas as pessoas tudo o que fazem na escola. Ah tenho uma coisa para vos dizer: estou completamente de acordo com o que o diogo disse, mesmo que achem que os meninos de Vaqueiros sao chatos, devem de ser todos amigos, é muito feio não respeitar os outros. Se formos todos amigos vamos ser todos mais felizes. Continuem a fazer um bom trabalho que eu venho sempre cá ver. E sempre que achar que devo de vos dizer alguma coisa deixo um comentário eheheh. Beijinho e Abraços. Ah, fui eu que deixei um comentário nas vossas fotos de carnaval. Até à proxima

Anónimo disse...

Olá meninos,eu sou professora de uma escola E.B.1 do conselho de Ourém. Vi o vosso blogue e gostei muito dos trabalhos que fazem e escrevem. Têm muita sorte com a V.ª professora que vos ensina coisas muito giras. Adeus e voltarei outro dia a visitar o vosso Blogue. Boa Páscoa. Prof. Sílvia Leal