quarta-feira, 7 de maio de 2008

O aquário



A nossa professora Deolinda trouxe da BE-CRE da EB 2,3 um livro que tinha por título “O aquário”.
Na aula de Apoio ao estudo a professora Maria João leu-nos o livro e fizemos uma BD.
No dia seguinte recontámos a história por escrito. Esta era uma história muito bonita que falava da amizade e do espírito de entreajuda que devemos ter uns com os outros.
O livro foi escrito por João Pedro Mésseder e a ilustração foi de Gémeo Luís.
O formato do livro é de 27x27cm e a sua primeira edição foi em Outubro de 2004 tendo sido renovada em Janeiro de 2007. A impressão foi feita por Rainho e Neves de Santa Maria da Feira.

O aquário
Era uma vez um grande aquário que se encontrava na mesa de uma sala. Esse aquário tinha três peixes azuis e um peixe vermelho que era o mais invejado de todos.
Por ser o mais bonito do aquário os outros peixes não o deixavam comer nem queriam brincar com ele, por isso o peixinho vermelho brincava sozinho. A sua brincadeira preferida era nadar de um lado para o outro, mas depressa se cansava.
Certo dia, o pai trouxe para o aquário um novo peixinho preto com duas riscas vermelhas. Este passou a ser o maior peixe do aquário.
Os dias foram passando e, sempre que era hora da comida, o peixe preto aproximava-se devagarinho e comia tudo o que tinha na vontade, só depois comiam os peixinhos azuis e, por fim, o peixe vermelho comia os restinhos que sobravam.
Certa manhã, o peixinho preto combinou com o peixinho vermelho que iriam ser amigos. Na manhã seguinte os dois peixinhos foram comer juntos, para grande espanto dos peixinhos azuis. A partir desta data os dois amigos divertiram-se bastante até que um dia o peixe negro adoeceu. Todos os dias o peixe vermelho transportava comida ao peixe negro. Os peixes azuis continuavam a ter medo do peixe negro mas este já nem tinha forças para brincar. Algum tempo depois os peixes azuis também ficaram doentes e acusaram o peixe negro de lhes ter pegado a doença. Também eles deixaram de ir comer e o peixinho vermelho passou a levar – lhes a comida.
Uns dias mais tarde o peixinho vermelho começou a sentir – se doente e decidiu chamar a atenção do menino dando pequenos saltos fora de água. O menino estranhou o comportamento do peixe e foi chamar o pai para limpar o aquário. No dia seguinte, todos se sentiam melhores e alguns dias mais tarde já todos brincavam juntos e eram amigos.

1 comentário:

Silvia disse...

Olá sou a Sílvia e também ajudei a construir o bloge. O reconto do livro aquário está fixe.
silvia