sexta-feira, 21 de maio de 2010

O que é ser velho?

O poema que a seguir escrevemos foi analisado na aula de Formação Cívica, pois alguns meninos da nossa sala teimavam em desrespeitar os mais idosos que os rodeiam.
Inicialmente a professora questionou cada um dos alunos sobre o que achavam que era "Ser Velho". Diversas e óbvias foram as respostas que rapidamente surgiram:

- "Ser velho é ser idoso."
- "Ser velho é ter dores."
- "Ser velho é ter rugas e dores."
- "Ser velho é ser marreco."

Após as diversas opiniões alguém sugeriu que "Ser velho era ter muitos anos" e como tal "era ter tido muitas experiências", logo "Ser velho é ter muitos conhecimentos."

De seguida a professora pediu que cada aluno se desenhasse a si, ao seu pai (ou mãe) e ao seu avô (ou avó). Logo após pediu que, para além de se desenharem como se viam actualmente, se desenhassem como se imaginavam com a idade do pai(mãe) e mais tarde com a idade do avô (avó).
Após todo este trabalho cada criança concluiu que, apesar de hoje ser nova também um dia será idosa e desejará ser respeitada.

O que é ser velho



Velho, é estar quase no fim,
De um caminho percorrido,
Ser velho, é para mim
Muitos anos ter vivido.


Ser velho, é termos chegado,
Quase ao fim da caminhada,
Ser velho, é termos andado,
E estar quase no fim da estrada.


Se és novo, nunca te rias,
Ao passares por um velhinho,
Sem dares por isso estás,
Seguindo o mesmo caminho.


Vais ver como o tempo passa,
Sem licença de ninguém,
Mais tarde, não achas graça,
Pois estás velho também.
 Autor desconhecido
Para culminar este trabalho decidimos fazer gravação da poesia que pode ser ouvida pela voz do Francisco C. e também da  Margarida .



Sem comentários: