sexta-feira, 18 de junho de 2010

18 de Junho, O último dia de aulas

Hoje, dia 18 de Junho, foi o último dia de aulas deste ano lectivo. Infelizmente, parece que será também o último dia de aulas desta nossa pequenina, mas acolhedora, escola.
Para culminar este ano lectivo e, apesar de ter havido uma divertida festa no Largo do Rossio, em Pernes (sede da nossa freguesia), organizada pela Associação de Pais do Agrupamento D. Manuel I (por sinal muito bem organizada) nós não quisemos deixar de chamar os nossos Encarregados de Educação, bem como outros familiares, para as despedidas da praxe, dos meninos finalistas: a Joana, o João e o Rodrigo que no próximo ano irão para o 5º ano.
Decidimos, então, efectuar uma exposição de alguns trabalhos que fomos realizando ao longo do ano, nomeadamente, trabalhos realizados no âmbito das AECs, das Expressões (Natal, dia do pai, dia da mãe, Outono...) da Língua Portuguesa (livros adquiridos com o apoio dos pais, jogos de leitura, construção de frases, dominós de palavras, cartazes gramaticais...) e, principalmente, no âmbito da Matemática (PAM) (dominós de áreas,volumes, perímetros,figuras e sólidos geométricos, diversos jogos de tabuada, jogo das "jóias", sudokus diversos do 4, 6 e 9, jogos de leitura de números, réguas de contagem, colares da dezena e da centena, jogo da composição e decomposição de números, cubos de construção de volumes, quadrados para contagem da área, jogo dos pares e ímpares, jogo dos tetraminós, jogo do galo...). Todos os jogos apresentados foram construídos este ano recorrendo à reciclagem de tampinhas coloridas, embalagens de cereais, etc., recolhidos pelos alunos e professora.
No decorrer da Exposição a nossa Érica do 1º ano quis demonstrar, perante todos os presentes, como se fazia a leitura digital na nossa sala e, quando todos ficaram em silêncio, colocou os auscultadores com o micro e, com a ajuda do portátil da professor começou a última história do nosso manual intitulada "Eu já sei ler".
Clique aqui para mais Glitters Gifs Animados


Quando a Érica terminou todos aplaudiram e se congratularam pelos progressos efectuados por todos os meninos da nossa escola.
De seguida os meninos do 3º ano leram as quadras que tinham escrito sobre os seus colegas finalistas, os quais já estavam trajados a rigor de capa e chapéu e com as respectivas colheres de pau enfeitadas de finalistas e com as fitas devidamente assinadas pelos familiares, professoras, auxiliares e colegas. Faltava apenas a parte doce da festa e essa chegou com o bolo dos finalista, ao qual não faltavam as velas que os finalistas apagaram depois de todos lhes terem cantado os parabéns, de lhes dizerem que iriam sentir saudades deles e de lhes desejarem muitas felicidades para o futuro.

Este último dia do ano lectivo 2009/2010 dificilmente sairá da memória de todos, miúdos e graúdos.

4 comentários:

Elsa disse...

Não quero que seja o último dia da nossa escola.
ANDRÉ

mãe babada disse...

O último dia de aulas,foi um dia triste, muitas lágrimas envoltas em muitas memórias. Talvez eja melhor ficar na memória de todos a belissíma festa do último dia de aulas do ano lectivo 2008/2009. Bela confraternização, foi bailarico até às tantas, todos se divertiram.

Vamos preservar essa memória, pois foi um dia MARAVILHOSO!!!!!

Até sempre!!!!

Lurdes J Teixeira disse...

Ando com tantas saudades das estrelinhas e da Estrela Polar... tenho pena que a escola feche, porque o que lá se fazia era 5 estrelas...
jinhos doces

Lurdes (Inglês)

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Gostei do blog. Parabéns !
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... e MEU CADERNO DE POESIAS desejam um bom feriado para vocês.
Saudações Educacionais !